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8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Cadê todo mundo? Estão todos nas redes sociais! Tio, irmã, avô, primo, famosos, personagens, pequenas empresas, grandes empresas, ONGs e até bichos de estimação. As redes sociais tomaram conta da internet e a sua empresa, é claro, não pode ficar de fora. Modismos à parte, a presença nesses canais traz inúmeros benefícios para marcas, mas apenas se forem bem utilizados.

Se aproximar do consumidor, conquistar novos clientes, fortalecer a marca, não é tão simples quanto cuidar de um perfil pessoal.  Posts, curtidas, comentários, tweets e compartilhamentos devem ser bem pensados e monitorados. Um dos maiores erros de pequenas empresas é criar algo para publicar e não saber como ver se foi eficaz.

A maioria não conhece o Insights do Facebook, ou o Twitter Analytics e ferramentas que podem ajudar. É muito comum pensarem que podem publicar qualquer coisa e, instantaneamente, as pessoas vão gostar. Ou, no mínimo, prestar atenção. Não saber como criar conteúdo para redes sociais, nem saber por onde começar, faz parte, já que essa ainda não é uma realidade para você.

Confira 8 dicas essenciais para que a comunicação da sua marca nas redes sociais seja um sucesso:

1 – Escolha as redes sociais certas

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Para começar, existem diversas redes sociais no mundo. Todas elas de uma forma ou de outra estão interligadas. E boa parte dos usuários tendem a utilizar mais de uma rede ao mesmo tempo. Você deve ter, pelo menos, uma conta no Facebook e outra no Instagram, certo? E se não, com certeza conhece alguém que sim. E, talvez, até em mais.

No caso das empresas, ao começar do zero, o ideal é fazer uma pesquisa antes. Pergunte aos seus clientes quais canais de redes sociais eles mais usam ou preferem. Você pode fazer de maneira online e off-line. E se a empresa já tem perfis nas redes sociais, verifique a eficiência de cada um.

Observe o tamanho da audiência de cada um dos canais utilizados, as taxas de engajamento e diversas outras métricas. A partir daí, invista naquelas que dão maior resultados. Você também pode analisar as redes dos seus concorrentes. Com que frequência eles postam e em quais canais? Quais são os tipos de conteúdo postados em cada rede? As ações que mais trazem benefícios. Faça um apanhado geral das melhores práticas e implemente-as na sua estratégia.

2 – Descomplique os conteúdos

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Sinto muito em informar, mas criar conteúdo para as redes sociais leva tempo. Mas nem taaaaanto tempo assim. Desde que você utilize as ferramentas corretas. Hoje em dia já não é mais preciso ter um equipamento supercaro para criar conteúdo de qualidade. Você pode fazer vídeos e fotos usando um smartphone e aplicativos de Canva e VSCO.

A partir do momento que o conteúdo estiver pronto, você pode agendar para as mais diversas datas e horários. Para essa tarefa, existem diversas ferramentas, como Buffer, Sprout Social, MediaLabs, SEMrush Poster…

Quando estiver com dúvida sobre qual tipo de conteúdo publicar nas redes sociais, lembre-se do princípio de Pareto. A regrinha do 20/80 sempre funciona em marketing. Basicamente, planeje 80% de conteúdo antecipado e mais 20% de tempo para conversas ao vivo.

3 – Conheça seu público-alvo

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Boa parte das empresas estão acostumadas a lidar com clientes “cara a cara”. Com os clientes online não é muito diferente. Primeiro você precisa definir seu público-alvo. Algo que não se faz da noite para o dia e que se estabilize para sempre.

Essa demarcação é algo empírico e deve ser constantemente ajustado de acordo com o andamento das redes. Dessa maneira, você poderá traçar estratégias mais seguras, atingindo quem você realmente quer.

4 – Saiba lidar com críticas e mensagens negativas

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Mensagens nas redes sociais nem sempre serão flores! Críticas e mensagens negativas também poderão aparecer e saber administrá-las e responde-las é um grande ponto positivo.

Além de ajudar na consolidação da marca, cuida da reputação da empresa, mostrando que ela também se importa com clientes e seguidores insatisfeitos. Gerenciar crises se torna essencial, porém, não se desgaste demais com os negativos, valorize os simpatizantes.

Uma boa dica é que, nas redes sociais, você se comunica com os clientes de forma pessoal. Use o símbolo “@” para marcar a pessoa com a qual está falando. Interagir com o público é necessário. Responda as perguntas, tire dúvidas, agradeça. Do mesmo jeito que você faria se estivesse frente a frente com o cliente.

A interação com o usuário é um dos maiores focos da rede. Isso garante a aproximação com o cliente, dando uma imagem mais “humana” para a marca. As pessoas têm apreço pela reciprocidade nas redes, portanto, conteúdos que estimulem essa interação, conversas com seguidores nas páginas dentre outros garantem essa proximidade.

5 – Confie na criatividade

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Não fale apenas da sua empresa e de seus serviços, a diversificação de conteúdo é importantíssima. Além de assuntos autênticos, a criatividade atrai e fideliza seus seguidores que acompanham suas páginas.

Abordagens com humor, temas atuais e até responsabilidade social podem trazer um grande engajamento, mas sempre com foco na necessidade do cliente. Diferencie-se de seu concorrente e transforme seguidores em consumidores.

6 – Desenvolva um planejamento

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Garanta a assiduidade das postagens, assim como a sua qualidade. Caso sua marca fique muito tempo sem aparecer, pode dar uma impressão de desleixo e esquecimento para seus seguidores.

Com o passar do tempo, podem ser feitos testes que mostrem os melhores horários de interação, otimizando cada postagem, aumentando as chances de engajamento.

Se for possível, desenvolva conteúdos para blog e e-mails marketing que chamem a atenção do seu público. Mas escolha bem as temáticas e quantidades. Lotar a caixa de entrada do seu prospect não é a saída. Ofereça conteúdos que sejam de real interesse e qualidade.

Além disso, siga uma linha de comunicação, como se fosse o DNA da empresa. Essa linguagem deve transmitir a essência da marca, sem grandes mudanças ao longo do tempo, pois pode confundir seus seguidores. Tenha foco nessa linguagem, mas sem perder a criatividade.

7 – Acompanhe seus números

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Cada uma das redes sociais possui seu próprio relatório de análise incorporado. Existem duas métricas principais que você precisa prestar atenção: o engajamento e o tamanho do público. As métricas de engajamento mostram como o público reage ao conteúdo.

Fique atento aos números de suas páginas, como a quantidade de seguidores, de fãs, de compartilhamentos, comentários, retweets e seus avanços. Além disso, mensure também os problemas que foram solucionados por essas mídias, as economias financeiras que elas trouxeram, a fidelização de clientes e as demais vantagens de estar presente nesses canais.

Analise e meça o desempenho de todos as redes sociais que você utiliza. Observe os pontos mais altos e mais baixos nos gráficos. Dessa forma você poderá entender melhor as preferências do seu público.

8 – Esteja sempre monitorando sua concorrência

8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais

Ficar atento ao que a concorrência disponibiliza nas mídias digitais pode ajudar a entender suas estratégias e notar também o que a rede da sua marca está deixando a desejar. Preste atenção também naqueles que não disputam os mesmos clientes, pois dali você pode tirar ideias para adaptar e acrescentar nas suas postagens.

Faça questão de assistir de perto a administração das redes sociais de sua marca e de garantir a qualidade de todas as postagens e contatos. Esse assunto é sério, pois deslizes podem acarretar grandes dores de cabeças.

Existem profissionais capacitados para esse tipo de serviço, chamados Social Media, que gerenciam e monitoram as mídias digitais de empresas com maestria. Procure uma agência digital e informe-se, só não deixe sua marca de fora das redes sociais!

Tendo o que mencionei acima em mente, talvez você se sinta um pouco mais confiante para cuidar das redes sociais da sua empresa. Você também pode contar com a gente para fazer isso para você! Somos especialistas em gestão de redes sociais!

E se você curtiu nossa matéria sobre como conquistar as redes sociais, provavelmente, também irá gostar dos outros assuntos que exploramos aqui no blog. Então, se liga nas outras novidades que tem por aí.







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