redcake

A importância do cartão de visitas para o seu negócio

O cartão de visitas é uma das ferramentas mais importantes em um contato profissional, o objetivo é transmitir e ser a representação da sua empresa. Um bom cartão de visitas deve ter muito mais que apenas o nome, logo e segmento de sua empresa, deve transmitir também seus valores e a filosofia que o seu empreendimento prega.

Há um velho ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”, imagine que em uma importante reunião de negócios você recebe um cartão de visitas impresso em preto e branco, e que provavelmente foi impresso em casa. Qual seria a sua primeira impressão? Você acredita que aqueles grandes investidores que acabam de palestrar nesta reunião dariam tamanha importância para este empreendedor, por mais que ele tenha feito uma boa apresentação?

Muitas vezes, empresas optam por este meio de comunicação com o intuito de reduzir custos, mas o mais indicado é não apresentar este tipo de material, para que não corra risco de colocar a imagem de sua empresa em risco. Lembre-se que o cartão de visita pode ser a primeira interação de sua empresa com um possível cliente ou até mesmo um possível sócio.

O que deve conter em um cartão de visitas?

O conteúdo apresentado em seu cartão deve ser claro e objetivo. Devendo conter, nome completo – de quem se apresenta -, profissão ou cargo, e dados profissionais, incluindo o nome da empresa, logotipo, endereço físico, telefone corporativo, fax, e-mail, endereço do site, e se for o caso, pode-se incluir o número de um telefone celular.

Os dados de seu cartão de visita devem estar sempre atualizados. Caso o dono do cartão ou empresa mude o número de telefone, troque de cargo ou ocorra qualquer outra mudança, é necessário refazer o cartão. Riscá-lo e colocar as novas informações à caneta ou colar um adesivo com novos dados pode transmitir uma imagem da sua marca que você não quer.

Quando utilizar o cartão de visitas?

A prática de entregar cartões de visitas é comum em apresentações de serviços, palestras e principalmente em reuniões. Deixar o cartão à vista, ajuda a facilitar a memorização do nome do profissional com quem se está mantendo uma troca de informações, principalmente se este for seu primeiro contato. Caso o encontro seja informal, o melhor a fazer é trocar os cartões na saída.

Ao se apresentar sem um cartão de visita, o profissional corre o risco de vender uma imagem de despreparo e falta de organização para aquele momento, comprometendo sua credibilidade. Sempre que se reunir com um possível cliente ou investidor, lembre-se sempre de estar munido da sua principal ferramenta de networking.

Quem poderia imaginar? O cartão de visita, tão pequeno em sua aparência e tão importante em seu significado!






Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.