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Como Funciona o Algoritmo e Como Usar Ele Para Melhorar o Engajamento das Minhas Redes Sociais?

Olá RedCakers, tudo bem?

 

Primeiro vamos responder: o que é esse tal “Engajamento”?

É basicamente curtir fotos, comentar, compartilhar com os outros, salvar, responder stories, responder enquetes, mandar directs, entrar nas redes sociais dos outros.

 

Não é de hoje que muitos perfis têm ficado frustrados por conta da entrega do engajamento, por não receberem tantos seguidores, tantos likes, comentários e alcance orgânico como antes. Há algum tempo atrás, o Instagram fez uma declaração que queremos trazer para vocês: ele mostra sim as publicação para apenas uma porcentagem dos seus seguidores, o que varia entre 7 a 10%, inicialmente, devido ao algoritmo. Antigamente nós lidávamos com a ordem cronológica (sdds, inclusive 😢), mas hoje, o algoritmo é o grande mandante da rede social!

 

O algoritmo consegue identificar, através de inteligências artificiais, como o chamado machine learning, quando você tá scrollando (rolando) a tela, quando você para, entra num perfil, curte, comenta, quanto tempo você fica em um determinado perfil, ou lendo os comentários de uma publicação, se você passou direto de uma publicação, dos stories, se parou, se apertou duas vezes, quanto tempo ficou no aplicativo, ou seja, ele entende tudo o que você faz na plataforma, e a partir disso, faz uma montagem e seleção do que é de seu interesse. Ele sabe o que você está postando e sabe o que você quer ver, sendo assim, vai te entregar o conteúdo “certo”.

 

Sabendo disso tudo, precisamos de estratégias bem posicionadas para que a gente consiga alcançar nosso público específico, né? Então vamos lá para algumas dicas e informações relevantes sobre esse assunto:

Desde que o Instagram mudou da ordem cronológica para o algoritmo em 2016, existem 3 coisas muito importantes que determinam o quanto a sua publicação vai aparecer no feed dos outros: interesse, recência e relacionamento.

 

INTERESSE

 

O algoritmo analisa o que o seu seguidor está vendo no ig, o que ele está curtindo, o que ele mais gosta, o que ele comenta e o que ele engaja. Vamos supor que você tem um seguidor que segue um monte de perfil de cachorro, e sempre que ele vê um post desses perfis, ele deixa um like. Você precisa focar em um nicho, e postar sempre dentro desse nicho, a chance é bem maior das pessoas verem, e interagirem.

 

O primeiro passo é definir o nicho: O que o cliente quer? No caso por exemplo de pessoas que seguem a RedCake, qual o desejo deles? Ter consultoria? Ser famoso? Ter maior visibilidade? Conquistar mais clientes? Aparecer mais nas pesquisas? – uma vez que sabe o que eles querem, você vai gerar conteúdo conforme aquilo que eles querem saber.

 

RECÊNCIA

 

Sim, o algoritmo dá prioridade para posts mais recentes. Não na questão de posts em ordem cronológica, mas é muito difícil você ver alguma publicação que foi postada no dia anterior, ou há dias atrás. Inclusive, se você ficar scrollando (rolando) o seu feed pra sempre, você consegue sim ver o fim do feed, mas a questão é que, ninguém hoje em dia mais tem tempo para ficar rolando até o final, então o algoritmo serve justamente para selecionar aquilo que é de interesse do determinado perfil, e quais posts ele gostaria de ver primeiro.

 

Aqui nós devemos aprender a postar com freqüência – mas precisamos ser realistas (será que conseguirei manter essa constância?). É importante sim, dar uma olhada no horário que o público está ativo na rede social – já falamos isso aqui em nosso blog. E sempre lembrar: não poste e saia do instagram, permaneça ativo por um tempo, para engajar com seu público (falaremos mais à frente).

RELACIONAMENTO

 

Quanto que o seu post vai aparecer pro “amigo” vs aquela pessoa que não é tão amiga. Se você tem um relacionamento no inbox, se pede pra comentar, se a pessoa curte, se você curte. Use estratégias, estimule o engajamento, quanto mais engajamento, mais seguidores e maiores alcances. Faça as pessoas participarem, você precisa que elas queiram ver, que compartilham, que seja interessante, que elas falem “caramba, isso é muito interessante”, ou façam perguntas, que é muito melhor, pois gera uma conversa, e quanto mais movimentação tiver num post seu, mais o ig vai entregar para outras pessoas.

 

Porque o engajamento cai tanto de um dia pro outro?

 

A cada dia tem mais usuários nas plataformas, e quanto mais gente tem, mais o algoritmo precisa trabalhar para entregar os conteúdos. É natural que caia, a não ser que você consiga engajamento, e que estimule esse engajamento. Já se foi o tempo que era fácil ganhar seguidores, curtidas e comentários. Hoje é literalmente trabalho, estratégia e planejamento. Infelizmente é difícil sim, mas é preciso e necessário para ter uma rede social de sucesso!

 

Como então devo engajar com meu público?

 

Precisamos estar sempre atualizados nas notícias, novos formatos e ferramentas do ig para acompanhar, e continuar sendo super engajados e atualizados.

 

Siga pessoas do seu nicho (é diferente de seguir e parar de seguir aleatoriamente, pois você vai seguir o seu nicho, pessoas que se interessem pelo seu conteúdo) – não apenas por seguir, você realmente quer seguir, e vai começar a interagir seguir, comentar, curtir fotos… – como uma troca mesmo.

 

Comenta, curte, segue, interaja. Entenda quem são os seus seguidores, e interaja com eles também – dê uma olhada em quem ta curtindo, comentando as fotos, e entra no perfil, dá uma retribuída – a pessoa vai pensar “meu Deus, olha, esse perfil está me vendo, me conhecem” – e automaticamente o Instagram vai entender que você é interessante pra essa pessoa, pois você vai interagir, ela também, e por aí vai.

 

Tem pessoas que estão comentando suas fotos: responda as pessoas, deixa um like nos comentários, deixa um emoji pelo menos, um comentário bacana – gere diálogos, para que gere mais comentário, e mais engajamento.

 

Faça stories e lives (algoritmo, entende tudo que acontece, e usa para mostrar mais ou menos vezes os posts) do cotidiano, ela começa a conhecer e se interessa mais – mostre o dia a dia da sua empresa, poste o informal, que trará proximidade com seu potencial cliente.

 

E por fim, o mais importante: invista dinheiro nas suas redes!

 

Existem diversas formas e plataformas para fazer com que seu conteúdo e sua publicação chegue ainda mais específico a seu público: Facebook e Instagram Ads, Google Ads, Landing Pages, trabalhos com SEO e outros.

 

Que tal nos acompanhar em nossas plataformas digitais e ficar por dentro das novidades e das soluções que oferecemos e existem no mercado do marketing digital?

 

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