RedCake Agência de Marketing Digital

Como planejar seu marketing digital em 2021

Marketing Digital em 2021

Comece 2021 preparando o seu Marketing Digital da melhor maneira!

2021 já começou e sabemos que seu Marketing Digital tem pressa em obter resultados neste novo ano. Mas antes de dar início e desenvolvê-lo é preciso ter em mente alguns pontos que vão te ajudar ao longo de toda essa jornada, começando pelo seu planejamento. Colocar metas e objetivos no papel pode parecer uma tarefa fácil à primeira vista, mas você só conseguirá planejar seu Marketing Digital em 2021 de forma eficaz se conhecer profundamente seus negócios.

No ano de 2020, um dos fatores de sobrevivência das empresas foi a presença digital. Com o distanciamento social e a necessidade de muitas pessoas ficarem em casa em função de uma pandemia, as empresas que se destacaram já vinham desenvolvendo seu planejamento de forma online e muitas delas migraram recentemente para esse formato. O que nos destaca um ponto importante: é preciso ser estratégico, pois um futuro de sucesso exige destaque no meio digital, e não apenas estar presente nele. Portanto, o que vai destacar o seu Marketing Digital dos demais?

Análise de Marketing Digital

  • Faça uma análise do seu Marketing Digital

Só saberemos pra onde ir, quando soubermos de onde estamos partindo. 

Afinal, como está o seu Marketing Digital hoje? Como têm sido os seus resultados? Quanto têm custado a sua geração de leads? Você tem se posicionado bem, se comparado a seus concorrentes? Seu processo de marketing e vendas está atingindo os objetivos desejados?

Este é o momento de responder a todas estas perguntas que irão dar base ao seu planejamento de Marketing Digital. Sem respondê-las você não terá dados concretos para nenhum dos passos a seguir. Portanto, observe os novos hábitos de consumo do seu público, e não tenha medo de anotar as respostas, mesmo se elas forem negativas. Assim, você poderá ter real dimensão do seu crescimento nesse novo ano.

Objetivos de Marketing Digital

  • Defina seus macro e micro objetivos

Os macro e micro objetivos estão diretamente ligados aos seus propósitos e plano de ação. Dessa forma, você pode estabelecer um alvo (macro objetivo) e definir, de maneira prática e executável, como irá realizá-lo (micro objetivo). 

Exemplo 1:

– MACRO: Alcançar 300 novos leads até o mês de agosto 

– MICRO: Investir R$800 em anúncios patrocinados para alcançar o meu alvo.

Exemplo 2:

– MACRO: Melhorar a presença digital da minha empresa nas redes sociais.

– MICRO: Responder diariamente aos comentários e mensagens inbox, estabelecer uma frequência de postagens e ser fiel a ela.

 

Fazer diferente no marketing digital

  • Não tenha medo de fazer diferente

O marketing digital está sempre se atualizando, e as marcas que não acompanham as transformações tornam-se obsoletas e ficam atrás da concorrência. Portanto, esteja sempre atualizado sobre as mudanças e novas tendências que surgem todos os dias nas redes sociais. Esta é uma grande oportunidade de fazer diferente, isso demonstrará ao seu público que a sua empresa tem segurança no que faz, aumentando a sua credibilidade.

Um exemplo claro, e que está em alta neste momento, é a criação de Reels no Instagram. Essa ferramenta possibilita uma comunicação mais fluida através de vídeos curtos, por vezes divertida dependendo do seu objetivo, que permite alcançar mais pessoas nessa rede social e ao mesmo tempo transmitir um conteúdo de qualidade. Muitas empresas ainda não têm o utilizam por considerá-lo “informal demais”, mas é sempre possível adaptar novas tendências para a sua realidade, e se adequar ao que seu público deseja visualizar como conteúdo.

 

Acompanhando métricas no marketing digital

  • Acompanhe suas métricas

É importante ter em mente que, em algum momento, pode ser necessário modificar as estratégias de seu Marketing Digital. Isso não é sinal de fracasso, mas serve como um sinal de alerta para você se reconectar com seu público, pois sua comunicação pode estar apresentando ruídos e não ter desempenho satisfatório. Assim como as marcas se transformam ao longo do tempo, o interesse do seu público também pode ser modificado, e é preciso estar atento a isso. Sendo assim, preste atenção ao que as métricas dizem – a respeito de seu site, redes sociais, anúncios patrocinados – para que você tenha uma avaliação constante daquilo que entrega resultados satisfatórios. Para isso, você pode utilizar plataformas como o RD Station Marketing, RD Station CRM, Google Analytics, e até mesmo suas próprias redes sociais, que oferecem dados de maneira intuitiva.

 

Agora, você pode ter um direcionamento mais claro para ser intencional nas suas estratégias e metas. Mantenha essas dicas sempre em mente ao longo deste ano, e se precisar, escreva-as em algum lugar para ajudá-lo a se recordar quando possível. A RedCake Agência de Marketing Digital acredita que em 2021 teremos um novo período de mudanças, e para isso, conte conosco sempre que precisar!

Se deseja dar um upgrade nos seus resultados online, entre em contato com nossa equipe e conheça nossos serviços.  Com a RedCake cuidando do seu Marketing Digital, você tem a chance de começar o ano com o pé direito e se dedicar mais às suas vendas. E então? Está pronto para começar?