RedCake Agência de Marketing Digital

Convertendo o seu perfil pessoal para um perfil comercial no Instagram

Se você acha que o Instagram é uma excelente ferramenta para fazer publicidade para sua marca ou negócio, você está absolutamente certo! O que talvez você não saiba é que existe a possibilidade, e você deve transformar o seu perfil pessoal em um comercial dentro da plataforma. Sabe quando você acessa a página de uma marca famosa e percebe que alguns detalhes estão diferentes? Como o contato da empresa ou a opção Instagram Shopping, onde você vê o valor dos produtos que são vendidos e, ao clicar, é redirecionado para a página de compra. Essas são funções exclusivas de um perfil comercial, e podem transformar a forma como você expõe o seu negócio na rede.

Mas se você acha que essa opção é exclusiva para grandes empresas, está enganado. Qualquer um pode transformar o seu perfil pessoal do Instagram em um comercial, e aproveitar assim todos os benefícios dessa troca! Quer saber quais são? Ou como realizar a troca de um perfil para o outro? Se liga nesse tutorial que a equipe Red montou para você não perder mais nenhuma venda dentro da plataforma queridinha entre os consumidores:

Como converter um perfil pessoal para um comercial:

“Mas equipe Red, eu vou perder todas as minhas fotinhas? Eu passei 12 horas organizando o meu feed, e agoraa? 😰”

Calma lá meu amigo, a resposta é: não! Você não irá perder nada que já foi postado. Na verdade, é uma mudança bem sutil. Confira o passo a passo de como realizar a troca:

Passo 1: com o seu perfil aberto no app, toque na função menu, no canto superior direito (normalmente representada por três tracinhos, um em cima do outro).

Passo 2: acesse as Configurações

Passo 3: em seguida, clique em Conta

Passo 4: role a tela até o final e escolha a opção Mudar para conta profissional.

Passo 5: nessa etapa irá aparecer uma tela de “Ferramentas de Negócio do Instagram”. Comece escolhendo a categoria do seu perfil comercial. Após selecionar uma das opções, clique em Avançar.

Passo 6: confirme se as suas informações e contato estão corretas. O app irá preencher automaticamente com as informações que você usava em sua conta pessoal, se precisar alterar ou acrescentar, basta tocar em Alterar opções de contato. Quando estiver tudo certo, clique em Avançar.

Passo 7: você irá precisar realizar o login da sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir. Escolha a página do Facebook que deseja associar ao perfil comercial do Instagram e clique em Concluir.

Importante: toda conta comercial precisa estar vinculada a uma página do Facebook. Caso você opte por selecionar a opção Não conectar ao Facebook, a ferramenta irá criar automaticamente uma página sem dono no Face com o nome do seu negócio.

Passo 8: Prontinho! Você acaba de criar o seu perfil comercial no Instagram! Após concluir todas as etapas, uma mensagem de confirmação irá aparecer na tela.

Por que criar um perfil comercial no Instagram?

Quem tem um perfil comercial no Instagram tem acesso a várias informações e recursos diferenciados, que facilitam (e muito) a vida de uma empresa dentro da plataforma.
Quando se têm um perfil comercial é possível criar botões de ação como: contatar, como chegar, ligar e enviar e-mail. Esses botões são estratégias facilitadoras não invasivas para que você oriente o seu cliente a dar um passo à frente.
Com as métricas disponíveis para os perfis comerciais, você consegue conhecer mais sobre o seu público e assim ser mais assertivo em suas campanhas. Estão disponíveis para os perfis comerciais as seguintes métricas:

Alcance: mostra o número de contas únicas que viram a sua publicação;
Impressões: mostra o número total de vezes que sua publicação foi vista;
Atividades do seguidor: mostra a média de vezes que sua base de fãs fica no Instagram em um dia;
Visualizações de vídeo: mostra o número de vezes que o seu vídeo foi visualizado pelos seguidores;
Cliques no site: indica quantas pessoas tocaram no botão que redireciona ao seu site;
Salvas: apresenta o número de perfis que salvaram o seu post;
Respostas: métrica específica para os stories, que mostra o número de pessoas que assistiram ao storie e enviaram mensagens para você por meio da função “enviar mensagem”;
Saídas: também específica para os stories, mostra o número de vezes em que um seguidor passou de um de seus stories para os de outra pessoa;
Dados demográficos: descubra o gênero, idade, cidade e país de seus seguidores.

Uma das melhores funções que um perfil comercial dispõe é poder promover suas publicações diretamente no Instagram. Além de poder segmentar para qual tipo de público o seu post será mostrado (definido com base nas métricas que você viu anteriormente), você terá acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado.

Todos esses dados são importantíssimos para ajudar você a definir melhor suas estratégias de conteúdos no Instagram, melhorar suas postagens e preparar seus posts de acordo com a sua audiência. E todas ficam disponíveis na seção informações do aplicativo.

Fique atento!

Existem certas peculiaridades nas métricas do Instagram de perfis comerciais que você deve sempre estar atento:

● Mesmo que uma única postagem no perfil comercial tenha mais de uma foto, as métricas serão contabilizadas como se o post tivesse apenas uma foto;
● Impressão não é a mesma coisa que alcance: uma mesma pessoa pode visualizar seu post cinco vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão. O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize cinco vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizado somente um dado de alcance;
● O Instagram não oferece métricas sobre transmissões ao vivo feitas na rede social;
● Se você possui mais de uma loja, tenha em mente que somente um endereço de e-mail pode ser definido para cada perfil comercial do Instagram.

Agora que você sabe tudo sobre os perfis comerciais do Instagram, basta começar a detonar com suas campanhas e publicações na rede. E se houver alguma dúvida, ou se a troca para o perfil comercial ainda foi pouco e você sente que precisa de mais presença no meio digital, a RedCake está sempre à disposição de quem busca sucesso nas redes!