RedCake Agência de Marketing Digital

O que é dark post e porque você precisa começar a investir

Alguma vez você viu uma postagem de um perfil que não segue nas redes sociais e quando foi olhar a timeline desse perfil a postagem não estava lá? Esse é o propósito do dark post.

Um dark post é uma excelente estratégia para impactar os mais diversos públicos sem a necessidade de publicar muitos posts na sua linha do tempo.

Por exemplo, um e-commerce que oferece produtos em diferentes categorias para públicos distintos, pode direcionar mensagens específicas, ao mesmo tempo.

O que é um dark post?

Bom, basicamente, o dark post significa publicação fantasma. Já dá para imaginar o porquê, né? São postagens patrocinadas que não aparecem na linha do tempo da empresa, mas aparece no feed de notícias de pessoas que fazem parte de uma determinada segmentação.

Essa segmentação será feita por você, de acordo com o que você acredita serem as características mais próximas de alguém que se interessaria pelo seu produto.

Critérios como idade, demografia, gênero, status de relacionamento, entre outros são exemplos de segmentação. Além disso, também é possível segmentar a publicação por palavras-chave.

Aprenda também sobre o que é uma Landing Page e como criar uma pode te ajudar a aumentar suas vendas.

Como criar um dark post?

dark post

Fonte: Facebook

O dark post deve ser criado no Gerenciador de Anúncios do Facebook. E, para isso, é preciso ter uma conta no Facebook.

Então, será necessário cadastrar um cartão de crédito para que as cobranças sejam realizadas. Por fim, uma fanpage para impulsionar as publicações.

Ao acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar um dark post, você pode clicar em Acesse o Gerenciador de Anúncios ou Criar um Anúncio.

O Facebook permite que você crie diferentes tipos de anúncios na própria plataforma, no Instagram, Audience Network e no Messenger.

Cada anúncio possui dois componentes: formato (sua aparência) e posicionamento (onde será exibido). Para conhecer todos os formatos de anúncio o Facebook criou um Guia de Anúncios.

Nele você encontrará especificações como dimensões, tamanhos de arquivo e limites de caracteres.

Mas, voltando ao dark post, ao clicar em criar um anúncio a seguinte tela irá aparecer:

dark post

Fonte: Facebook

Nela você vai escolher qual é o objetivo do seu anúncio: divulgar sua marca?; fazer com que as pessoas instalem o seu aplicativo?; vender seus produtos? E todas as outras opções acima. Role a página para baixo e insira o nome da sua campanha. Depois clique em continuar.

dark post criando anúncio

Fonte: Facebook

Então, a seguinte página aparecerá:

dark post criando anuncio

Fonte: Facebook

Aqui você vai definir a segmentação da sua campanha. Isso quer dizer, escolher quais serão os usuários que vão ser impactados pelo anúncio. Algumas possibilidades de personalização são: sexo, idade, localização, interesse…

dark post criando anuncio

Fonte: Facebook

Leia também nossa matéria sobre People Marketing e aprenda a se aproximar cada vez mais dos seus clientes.

Em seguida, trabalhe o posicionamento. Nesta opção você irá escolher onde o seu anúncio irá aparecer. Ou seja, na plataforma do Facebook, Instagram, Audience Network e/ou no Messenger.

dark post criando anuncio

Fonte: Facebook

Logo depois, defina qual será o orçamento investido e duração da campanha. Ao definir, clique em continuar.

dark post criando anuncio

Fonte: Facebook

Para criar a última etapa do dark post, você precisa selecionar Criar Novo Anúncio ou Usar Publicação Existente 👇.

dark post criando anuncio

Fonte: Facebook

Depois de selecionar a opção desejada é só seguir os passos indicados pelo próprio Gerenciador. Defina o conteúdo a ser publicado e pronto! Seu dark post está criado.

Por que investir em dark post?

investir em dark post

É importante falar que o dark post não faz milagres! Sozinho ele não é suficiente para que a sua campanha seja um sucesso. Afinal de contas, a segmentação é apenas uma forma de tornar os seus anúncios mais precisos e eficientes.

Agora, a qualidade do conteúdo é de extrema importância para que você consiga os melhores resultados.

Em um mundo que está passando por uma transformação digital, é preciso entender como as ferramentas funcionam e quais são os benefícios desses recursos.

O dark post é um excelente exemplo disso, já que se trata de uma função básica e muito simples de ser colocada em prática. Uma ferramenta capaz de impactar positivamente a sua estratégia de marketing digital, garantindo mais conversões para o seu negócio.

Veja como vender através das redes sociais.

Agora que você já está mais familiarizado com o termo e conceito de dark post, que tal começar a criar o seu?

Mas se você ainda não se sente confiante o suficiente para fazer isso sozinho, tem nada não! Porque a equipe RedCake está aqui para te ajudar! Nós somos experts em Inbound Marketing!

E se você curtiu essa matéria, provavelmente, também irá gostar de outros assuntos que exploramos aqui no blog. Se liga nas novidades que tem por aí! branco, segurando celular, com imagem de







Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.