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E-mail Marketing e E-mail Corporativo: o que são e para quê servem?

Com mais de 50 anos de criação, o e-mail continua sendo um dos canais de comunicação mais importantes, o que o torna uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas e eficazes.

Pelo simples fato de conseguir atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo, de uma vez só.  Além de contribuir com sua estratégia para atrair tráfego para o seu site, gerar vendas e fidelizar clientes.

De acordo com uma pesquisa da Campaign Monitor – The new rules of email marketing, para cada U$1 investido o retorno é de outros U$38. Números excelentes, não?!

Corporativos

Um e-mail corporativo é aquele que possui o nome da sua empresa após o @, aqui nós temos redcake@redcake.com.br, por exemplo. A criação de e-mails corporativos tem se tornado cada vez mais importantes, porque transmitem seriedade, confiança e credibilidade. Além de personalizar e profissionalizar a comunicação e atendimento através da internet

Para a criação de um e-mail corporativo é necessário que você tenha um domínio. E para isso é preciso, primeiro, escolher um site de hospedagem (conhecidos como ‘hosts’). Atualmente existem diversas empresas do gênero com preços muito acessíveis.

Marketing

O e-mail marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégias de marketing digital. Utilizando diferentes formatos de comunicação, como newsletter, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis e tantos outros mais.

Cada formato é usado para ocasiões específicas. Alguns são direcionados para vendas de produtos, outros para notificações de atualização de blogs, ofertas de download gratuitos, comemorações…

  • Newsletter: são um excelente meio para manter a comunicação e relacionamento com seus Leads (Você sabe o que é Lead?) e clientes, de maneira leve e pessoal.

Geralmente abrangem os mais diversos assuntos dentro de um tema amplo, desde promover um produto ou serviço, para clientes que estão em um momento avançado da compra, passando por dicas até a divulgação de novos artigos em seu blog – uma excelente maneira de alavancar o alcance do conteúdo.

  • Promocional: não necessariamente significa a divulgação de promoções e produtos, mas sim no sentido de “promover uma oferta”, seja de um conteúdo gratuito ou produto de fato.

Pode ser referente a produtos físicos (como no caso dos e-commerces e empresas de varejo de forma geral); produtos e serviços digitais (como consultorias, softwares e ferramentas pagas); e produtos digitais gratuitos (como os e-books, ferramentas, webinars, etc.).

O foco dos e-mails promocionais é a conversão, especialmente porque possuem um enorme potencial de levar a mensagem certa para a pessoa certa em qualquer etapa do estágio de compras, se feita de forma otimizada.

E, para isso, o segredo está na segmentação, ou seja, enviar um e-mail específico para um público-alvo específico que esteja interessado no que está sendo oferecido.

  • Sazonal: no caso de datas especiais de cada usuário, enviando uma mensagem personalizada. Podem ser mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por conquistas e felicitações de forma geral.

A ideia aqui é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados, que sua empresa esteja presente nos momentos especiais e importantes para o seu público.

  • Boas-vindas: esse é o e-mail que você envia ao seu prospect assim que ele se torna Lead. Apesar de não parecer tão importante ele tem diversas funções, principalmente em avançar o usuário em sua jornada de compra, oferecendo informações relevantes relacionadas à sua empresa.
  • Clientes inativos: o objetivo aqui é aumentar a taxa de engajamento de suas campanhas e alcançar o objetivo que provocou o envio. A regra número 1 de e-mails para clientes inativos é fazer uma oferta interessante, alinhada com as características do público que receberá a mensagem e com periodicidade adequada.

Também é importante destacar a relevância do assunto do e-mail e segmentar os Leads selecionados para o envio. Algumas boas dicas de práticas a serem adotadas na hora do envio, para gerar mais interação do público são:

– perguntar quais conteúdos ele gostaria de receber;

– fazer anúncios segmentados para os Leads nas redes sociais;

– enviar e-mails de grupo (como financeiro@ ou contato@);

– avisar o Lead que ele não receberá spam;

– higienizar sua lista de e-mails.

 

  • E-commerce: para empresas que trabalham com e-commerce o e-mail marketing tem um papel indispensável, especialmente no que diz respeito a aumentar a taxa de conversão.

Para isso, o envio de promoções, divulgação de novidades e, até, diminuir a quantidade de carrinhos de compras abandonados.

Crie maneiras de incentivar o cadastro de clientes na sua lista de e-mails, envie aquilo que realmente é relevante para o seu cliente e que tenha ligação com sua empresa, teste várias possibilidades de assuntos de e-mail, conteúdo, layout, horário e frequência de envio, assim você conhecerá mais e melhor o seu público, gerando mais resultados.







Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.