RedCake Agência de Marketing Digital

Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo

Entenda as principais diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são dois termos bem populares por se relacionarem com o universo do Marketing Digital, mas é preciso ter cuidado ao utilizar estes conceitos pois se referem a assuntos diferentes. Ainda não sabe o que cada um significa? Fique tranquilo que estamos aqui pra te ajudar a entender melhor!

Ferramentas de Inbound Marketing

Inbound Marketing é a metodologia que se dedica a criar soluções inteligentes a fim de atrair potenciais clientes. Em seu desenvolvimento, combina diversas estratégias digitais como: gestão de redes sociais, blogs, SEO, e-mail marketing, anúncios patrocinados, automação de site, tudo com o objetivo de aumentar o tráfego de sua página transformando visitantes em clientes reais. 

O Inbound Marketing atua direcionando conteúdo relevante para o público que melhor vai recebê-lo, para isso são delimitadas algumas características sobre seu público, como sexo, idade, localização, principais interesses, hobbies, etc. Ou seja, neste conjunto de serviços serão utilizadas técnicas do marketing digital para que, depois de despertado o interesse, o público use o ambiente online para procurar a sua marca.

Ao explorar as possibilidades do Inbound Marketing, sua empresa terá acesso a dados quantitativos sobre seu conteúdo que demonstra claramente se a comunicação com seu público está sendo efetiva ou não. Dessa forma, ao interpretar esses dados poderão ser definidas novas estratégias para buscar aprimorar do relacionamento com seus clientes e aumentar a captação de leads. Algumas plataformas oferecem os dados de maneira simples e de fácil acesso como o Instagram, Facebook, Twitter; por sua vez, outras plataformas requerem uma análise mais detalhada como o WordPress e o RD Station. Vale destacar que em ambos os casos, são recomendadas que as análises sejam feitas por profissionais capacitados da área de Publicidade e Propaganda, pois contando com a experiência de mercado serão encontradas soluções muito mais assertivas.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é apenas uma das diversas estratégias utilizadas pelo Inbound Marketing, e pode ser entendido como o planejamento de conteúdos específicos para seu potencial cliente, onde a empresa já tem conhecimento sobre quais são os assuntos podem gerar interesse pela marca. O Marketing de Conteúdo se preocupa em abordar assuntos que, não necessariamente, promovam diretamente a marca, mas agrega valor e reforça a autoridade da empresa, tornando-a referência no assunto. 

Para um Marketing de Conteúdo de sucesso é preciso conhecer bem seu público-alvo por meio do método de criação de persona, ou seja, conhecer seu perfil, problemas, desejos e necessidades. Assim, será possível ter total compreensão de ‘o que’ e ‘para quem’ comunicar. Além disso, o Marketing de Conteúdo tem por objetivo auxiliar seu consumidor durante todo o processo de compra de seu produto/serviço. Ou seja, não pense que Marketing de Conteúdo é apenas postar nas suas redes sociais ou ter um blog, é preciso muito mais que isso. Conheça bem sobre seu público e sua jornada de compra para entender melhor como ajudá-lo.

 

Como uma agência altamente capacitada no mercado goiano, a RedCake Agência de Marketing Digital trabalha oferecendo total suporte a seus clientes durante o desenvolvimento das estratégias utilizadas e também conta com a entrega de Relatórios aos seus clientes para que o ROI (retorno sobre investimento) de sua empresa se mantenha sempre elevado. É importante lembrar que a RedCake é certificada pela RD Station e especializada em estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Dessa forma, você pode confiar que o marketing digital de seus negócios está sendo executado por quem realmente entende do assunto.

Saiba mais sobre o que é Inbound Marketing e pra que serve.