redcake

Por que você nunca deve comprar seguidores fake?

Especialmente para novos usuários das redes sociais, o desejo de ter o maior número possível de seguidores é grande. Geralmente, quando um perfil ter muitos seguidores dá a sensação de ser confiável, bom. Mas isso vai por água abaixo quando se trata de seguidores fake.

Sabemos que é a partir dos seguidores que os resultados acontecem. Interações, comentários e conversões. Apesar de parecer, a matemática não é tão simples assim. Não se iluda com o retorno imediato. Algo que acontece com muitas marcas e aspirantes à influenciadores, que na hora do “desespero”, acabam comprando seguidores fake.

Não vamos entrar no mérito de ser ética ou não essa prática. Mas sim no porquê não é vantajoso. Essa é uma ação arriscada, que pode trazer diversos prejuízos para a imagem da marca. Especialmente se você pretende estruturar uma boa estratégia de marketing de relacionamento, interagindo com pessoas reais, que possuem reais chances de se tornarem clientes.

1 – Prejudica a imagem da empresa

Perfis que aparecem com milhares de seguidores, do dia para a noite, não é bem visto por ninguém nas redes sociais. Esse é o tipo de atitude que faz com que a marca perca credibilidade e autoridade.

Depois disso, será muito complicado conquistar a confiança dos usuários se eles descobrirem que você paga para ter seguidores fake.

2 – Seguidores fake começarão a te seguir também

É como se fosse um ímã. Imagina só: se em um universo de 10 mil seguidores a empresa tem apenas 10 curtidas, significa que – ou a postagem é muito ruim ou esse número não reflete a realidade de fãs.

Assim, quando você compra seguidores a tendência é ter várias contas falsas te seguindo sem que você consiga controlar isso. Também é possível observar a inconstância no número de seguidores de um dia para o outro, já que o Instagram tem a política de eliminar contas fakes.

3 – Não traz quaisquer resultados

Se pensarmos no ROI [Retorno Sobre Investimento], especialmente no que se refere às postagens impulsionados por anúncios pagos, simplesmente não vale a pena comprar seguidores no Instagram.

Porque você não conseguirá mensurar corretamente os indicadores. E, consequentemente, nem estruturar estratégias para melhorar seus resultados. Para entender melhor, visualize o seguinte cenário: você investiu pesado em um criativo para Instagram Stories e publicou no melhor horário e dia para sua página.

A campanha tem tudo para dar certo, mas no final das contas, não dá. Por que isso acontece? Justamente porque a maioria dos seus são seguidores fake! Eles não interagem e não se interessam genuinamente pelos seus posts. Daí todas as suas taxas vão parar lááááá no chão.

4 – Taxa de engajamento reduzida

Como dissemos acima, considerando que você tem a maioria de seguidores fake, o número que não influenciará em nada. Justamente porque esses seguidores não vão interagir com a marca. Aí você pergunta: “Mas existe algum método de compra de seguidores reais? ”.

Sim. Agora, isso não quer dizer que esse seguidor, por mais que seja real, vá interagir mais que os seguidores fake. O que provavelmente irá acontecer é que esses seguidores reais vão perceber que “algo errado não está certo”.

Ou seja, vão perceber que estão vendo postagens suas, sem nem saberem ao certo quem é você. E prontamente irão te dar um unfollow. Ou, pior ainda, ficar muito chateado por estar vendo uma postagem de uma empresa que nunca seguiu.

Ah, e tem mais! Já que a sua postagem terá pouco engajamento, isso fará com que o efeito de alcance dele diminua cada vez mais. Isso porque o próprio algoritmo do Instagram irá reduzi-lo. Por considera-lo desinteressante.

5 – Você pode perder seus seguidores reais

Algo que muita gente não pensa na hora de comprar seguidores fake ou reais. Isso porque não será apenas a segurança da sua marca que estará sendo prejudicada, mas a dos seus seguidores de verdade [aqueles que querem te seguir mesmo] também!

Quando você compra seguidores acaba dando margem para bots terem acesso à sua lista de contatos e distribuem spams livremente. O que é muito chato!

Lembrando também que: a forma de obter esses fãs de mentira pode trazer vírus e, consequentemente, roubo de dados coletados da sua conta e dos seus seguidores verdadeiros. De forma gradativa, isso irá prejudicar sua comunicação com o público e, ainda, colocará sua empresa na mira de cybercriminosos.

6 – Vai totalmente contra seus objetivos

Suponhamos que a sua empresa vende para um nicho regional. Comprar seguidores não adiantará nada. Porque sabe-se lá de onde são essas pessoas. O que acaba tendo nada a ver com seu negócio.

Você vai acabar gastando tempo e dinheiro que poderiam ser investidos para criar vínculos com o público que realmente te interessa e se interessa por você.  É muito tentador ter milhares de seguidores, mas comprar seguidores fake só vai atrapalhar seus planos de posicionamento de marca.

Afinal de contas, como você vai conseguir impulsionar de forma orgânica suas postagens se a maioria dos seus seguidores não vão curtir.

7 – Não gera vendas

É bem simples. Geralmente, quando uma empresa cria uma conta é para converter visualizações em compras. Ou, pelo menos, fazer com que os visitantes visualizem seu site, loja virtual e, até mesmo, loja física.

O problema de comprar seguidores é que não haverá como alcançar esse objetivo. Uma vez que são seguidores fake, eles não vão visualizar publicações, muito menos acessar seus canais e se tornarem clientes.

 8 – Engana pessoas e empresas

Pensa assim, as métricas de vaidade [como seguidores e curtidas] não devem ser o seu parâmetro principal. Elas são importantes para sua estratégia, mas precisam vir acompanhadas de pessoas reais e, principalmente, que sejam associadas a conversões.

“Criar uma popularidade de mentira, apenas para tentar assustar os concorrentes ou provar valor para alguém é como dar um tiro no próprio pé.”

9 – Penalizações

No caso do Instagram, como se já não bastasse o prejuízo que a empresa leva no que se refere autoridade e confiança por parte dos clientes e futuros, as próprias políticas internas da rede social proíbem qualquer prática que gere spam e atrapalhe a “política da boa vizinhança”.

Quando um perfil possui muitos seguidores fake, a tendência é o Instagram ir eliminando um por um. Além de você correr o risco de ter sua conta suspensa [tirada do ar]. Já que os algoritmos da rede caçam perfis que tem bots como seguidores.

Se você gostou de saber mais sobre suas futuras navegações na internet, provavelmente irá gostar também dos outros assuntos que temos aqui no blog. Então se liga nas outras novidades que tem por aí.







Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.