redcake

Leads: como qualificar em poucos passos simples

A qualificação dos leads (potenciais clientes) é algo muito importante em qualquer campanha de marketing digital.

Focado na divulgação de produtos e serviços pela internet, o marketing digital tem como intuito aumentar a visibilidade e as vendas das empresas que atuam na rede.

Mas não basta ter acessos. A empresa precisa encontrar meios para transformar esses leads em potenciais clientes qualificados.

O processo de qualificação dos leads depende de uma série de fatores, que vão desde poder aquisitivo, porte da empresa, entre outros.

Porém, para muitas empresas, gerar e qualificar o lead ainda é um desafio. Segundo pesquisa da BrightTALK, 61% dos profissionais de marketing B2B tem dificuldades para criar leads devido a falta de recursos, tempo e pessoal.

E para resolver esse problema na busca dos potenciais clientes, conheça as principais dicas para criar leads qualificados para sua empresa vender pela internet.

O que é lead?

Lead é aquela pessoa que tem a real intenção sobre um produto ou serviço da empresa, porém, não fechou nenhuma compra, podendo ser um potencial cliente.

Esses potenciais clientes podem ser divididos em três níveis, que são:

Leads Ótimos

A pessoa que que tem o perfil ideal da empresa, que reconhece o seu problema e sua necessidade de compra do produto.

Leads Bons

Esse é um lead que tem um baixo potencial para ser cliente e ainda está na etapa de conhecimento do problema.

Leads Ruins

Esses leads são considerados como desqualificados pela empresa, pois eles não tem o perfil de consumidor ideal.

Como qualificar os Leads

A qualificação dos leads é um processo que ajuda a empresa a identificar o perfil do usuário que entra na companhia. E para defini-los é preciso seguir essas dicas:

1 – Crie o Funil de Vendas

O Funil de Vendas é o processo que mostra a jornada do cliente na empresa, ou seja, o funil define o interesse dele pelo produto ou serviço da companhia.

Esse funil é definido por meio de etapas, identificadas como:

  • Topo: considerada a etapa da consciência é usada quando o lead está conhecendo o seu problema. Para o topo é recomendado um material para educar o leitor sobre o tema, abordando o que ele precisa saber sobre o assunto.
  • Meio: no meio do funil o lead conhece o problema e está em busca daquilo que vai solucionar essa questão. Para quem está no meio do funil ofereça as principais soluções utilizadas para resolução do problema.
  • Fundo: já no fundo o leitor conhece o problema e a solução, porém, é incapaz de resolver sozinho e precisa de um serviço especializado para tal. E para os clientes do fundo a empresa precisa se mostrar como a solução do problema, oferecendo seus produtos ou serviços.

2 – Análise dos leads

Após criar o funil de vendas é necessário fazer a análise de cada passo dos leads na empresa.

Ou seja é preciso saber a origem do acesso do lead no site, interesses, downloads de conteúdos, entre outros passos.

Em outras palavras, é preciso ter total conhecimento do lead no funil de vendas para ser possível aumentar o número de leads qualificados que se tornam clientes.

3 – Nutrição dos leads qualificados

Após analisar o público que chega a empresa é importante iniciar um relacionamento próximo com o cliente com o processo de nutrição.

Nutrição é um termo que significa construir um relacionamento com potenciais clientes do produto, mas que ainda não fizeram a compra.

Geralmente direcionados para pessoas do meio do funil de vendas a nutrição, deve-se atentar com a criação de um diálogo para acelerar a jornada de compra, convencendo o lead que a empresa é a solução dos problemas dele.

Qualifique os seus leads para chegar ao sucesso

No marketing digital, a qualificação do Lead é algo fundamental para angariar novos clientes.

Esses leads são descritos como potenciais clientes que têm interesse pelo produto, porém não adquiriram o produto no momento.

Para identificar o padrão de cada lead é necessário criar um funil de vendas. Nesse funil é definido o cliente que está na fase de conhecimento do problema e das principais soluções para resolver.

Após conhecer o funil de vendas a empresa precisa analisar como o lead entrou na empresa, seus interesses, downloads de conteúdos e etc. Com os dados analisados a companhia passa a conhecer com mais detalhes o lead, criando estratégias mais assertivas.

E por último, é necessário nutrir esses leads. Para iniciar o relacionamento e agilizar a qualificação desse lead para ele se tornar um cliente.

Conhecendo o perfil dos seus leads é fundamental para a empresa poderá aumentar a carteira de clientes e chegar ao sucesso.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.







Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.