RedCake Agência de Marketing Digital

SEO – a importância da otimização para o seu site

00Alguma vez você ouviu falar em SEO? Essa sigla significa Search Engine Optimization [em tradução livre, “otimização para mecanismos de busca”]. Ou seja, se trata de um conjunto de “regrinhas” que o seu site deve seguir para que seja ranqueado pelo Google. Consequentemente, será mais fácil de encontrá-lo, já que estará entre as primeiras posições de busca.

Para entender tudo sobre SEO, leia a nossa matéria: SEO – Em busca do posicionamento perfeito

E como isso funciona? Em resumo, existem duas formas de você [seu site] ser encontrado na internet. Uma é a forma orgânica e a outra é investindo em anúncios. Isso quer dizer, a primeira é gratuita e a segunda é paga.

SEO – a importância de um layout construído estrategicamente

SEO

Fonte: Javatpoint

Na matéria Algoritmo do Google: pra quê ele serve?!, explicamos como ele surgiu, porquê e para quê. Também falamos sobre indexação e ranqueamento.

Uma coisa garantimos com toda a certeza, o SEO fará com que seu site receba mais visitas orgânicas. De acordo com o próprio Google, 90% de 66 milhões de internautas brasileiros pesquisam sobre produtos e serviços no site de buscas.

Não é nem preciso dizer que ter um site hoje em dia é praticamente indispensável para alguns segmentos. Se você comercializa produtos ou serviços, é preciso pensar seriamente [e analisar] sobre todas as possibilidades: site institucional, loja virtual ou market place.

Caso a melhor opção para você seja o e-commerce [loja virtual], o mais aconselhável é contratar uma equipe especializada para desenvolvê-la com a cara e essência do seu negócio.

Técnicas de SEO para o seu site/loja virtual

Antes de criar um site ou loja virtual é importante criar um planejamento e pesquisas com os mais diversos fins. E é durante esse processo que os empresários tendem a deixar de lado algumas coisas importantes, na promessa de pensar nelas depois.

Isso é o que costuma acontecer quando se trata da otimização da plataforma para SEO. Acredite, hoje em dia esse é um erro que pode prejudicar brutalmente seus negócios. Interferindo diretamente no resultado final.

Dessa forma, por mais que o seu site ou loja virtual tenha um layout bom, com bons produtos e preços atrativos, se não tiver técnicas de SEO aplicadas, de nada adiantará. Posto que o site não poderá ser encontrado através dos mecanismos de busca.

Abaixo listamos algumas técnicas de SEO que podem ser aplicadas no seu site ou loja virtual, confira:

– Escolha da plataforma

No momento da criação do site é importante analisar as possíveis plataformas. Observar, principalmente, se ela está preparada para SEO. Uma vez que isso fará com que seja possível customizar títulos, descrições, URLs, etc. Afinal, uma plataforma limitada influencia de forma negativa as vendas.

seo

Fonte: Chaosmap

– Títulos das páginas

Os títulos são características muito importantes para determinar um bom ranqueamento. Vejamos, os títulos devem conter o nome do produto e as palavras-chave mais importantes. Ah, sem contar que tudo isso jamais deve ultrapassar 70 caracteres.

– Descrição dos produtos

Ao criar as descrições dos produtos, preste atenção para não atrapalhar o SEO! Por exemplo, confira se não há informações duplicadas. Além disso, o conteúdo deve ser exclusivo para cada página. Cuidado com os erros gramaticais e de digitação afinal, isso prejudica a imagem da empresa e dificulta os mecanismos de busca.

– URLs Amigáveis

Elas são importantíssimas para o SEO, porque são facilmente localizadas e agradáveis de serem lidas. Outro ponto positivo é que elas facilitam o entendimento, ou seja, é fácil saber do que a página trata.

Por exemplo, qual desses dois links você acha melhor: redcake.com.br/prod.php?id=4569/ ou https://www.redcake.com.br/servicos/hospedagem-de-site-e-loja-virtual/? O segundo, né? Isso porque logo ao ler você já sabe que irá entrar em uma página que trata sobre o serviço “hospedagem de site e loja virtual”.

seo

Fonte: Indiamart

– Meta Tags

Meta Título e Meta Descrição, essas são as tags que você precisa se preocupar na hora de cadastrar um produto. As informações inseridas nesses campos devem ser objetivas e atrativas. O recomendado é que sejam utilizadas menos de 160 palavras. É muito importante usar as palavras chave!

– Categorias

Quando você entra em um site a primeira coisa que observa são as categorias. Afinal, será a partir delas que você vai se guiar e buscar aquilo que procura. Agora, quando falamos em SEO, as categorias deixam o site muito mais organizado e agradável, elas possuem um papel fundamental para a otimização.

– Blog

Os blogs fazem parte de uma estratégia chamada Marketing de Conteúdo. É importante que nele contenha assuntos relevantes para o seu público-alvo. A partir da criação de conteúdo você será capaz de firmar um relacionamento com o leitor e, claro, aumentar as vendas.

Saiba mais sobre o blog na nossa matéria: A importância do blog para a loja virtual. É importante ressaltar que um blog demanda tempo e dedicação. Por isso, nada de assumir responsabilidades que você não poderá cumprir.

– Comentários e estrelinhas

Tanto para lojistas, quanto clientes, quanto SEO. A exigência é grande. Então é muito importante que um trabalho de qualidade seja realizado. Os feedbacks são muito importantes, porque além de estreitar o relacionamento do consumidor com a marca, o retorno faz com que os pontos fortes e fracos da marca sejam ressaltados.

Sem contar que, o seu site estará sempre atualizado com novos conteúdos. E, acredite, isso passará mais segurança aos futuros consumidores para efetuarem suas compras.

Essas são apenas algumas técnicas de SEO para layouts. Infelizmente, não existe uma “lista oficial do Google”. As regras vão sendo descobertas com o tempo e estão em constante mudança, se adaptando às mudanças do comportamento do consumidor. E com o objetivo de garantir cada vez mais sua segurança.

Para saber mais sobre loja virtual, acesse: Como montar uma loja virtual?

Agora, se você ainda não se sente confiante o suficiente para fazer isso sozinho, tem nada não! Porque a equipe RedCake está aqui para te ajudar! Nós somos experts em Criação de Sites e Criação de Loja Virtual!

E se você curtiu essa matéria, provavelmente, também irá gostar de outros assuntos que exploramos aqui no blog. Se liga nas novidades que tem por aí!







Cases

A melhor forma de conhecer a qualidade dos nossos serviços é através daqueles com quem trabalhamos.